-
Arquitetos: Bloco Arquitetos; Bloco Arquitetos
- Área: 400 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Joana França
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto é uma conversão de um antigo galpão localizado o Setor de Oficinas (SOF), fora da área tombada de Brasília. O SOF foi destinado originalmente para abrigar oficinas mecânicas, no entanto o setor passa atualmente por um rápido processo de transformação espontânea de seu uso. A cliente queria que o edifício fosse transformado em uma loja de móveis que também seria galeria de arte, antiquário e oficina gastronômica. Partimos de um orçamento limitado e propusemos “envelopar” o galpão existente com uma nova camada de construção, mantendo a totalidade da estrutura e a maior parte das paredes. A ideia era qualificar o edifício para seus novos usos através da mínima intervenção possível.
Todos os andaimes utilizados na obra foram pintados e reaproveitados como estantes para exposição dos móveis. Todo o piso interno recebeu uma camada de concreto polido. Uma escada central foi criada para estabilizar a estrutura do mezanino existente.
A nova “pele” do edifício composta por blocos estruturais de concreto, faz referência à transformação de uso que ele sofreu. Ao invés de servir puramente como material estrutural e vedação, o bloco de concreto foi deixado aparente e utilizado como material de acabamento do edifício transformado.
A intervenção define a entrada principal, onde o portão existente foi transformado em uma tela deslizante para intervenções temporárias de artistas locais. Neste ponto utilizamos dois padrões de blocos de concreto, o bloco-vedação e bloco-canaleta. Ao encher de concreto os blocos-canaleta e alguns dos blocos-vedação nós criamos uma parede suspensa, reforçando seu caráter decorativo.